25 de jun. de 2013

1983: Koff/Espinosa / 2013: Koff/Luxa – E agora?



O recesso do brasileirão se aproxima do fim, os jogadores do Grêmio já voltaram a treinar e algumas mudanças no time já se concretizaram: saída de Fernando (já prevista) e chegada dos reforços: Riveros e Moisés. É claro, aconteceram também dispensas e repasses estratégicos para diminuir a folha de pagamentos do clube.

Poder-se-ia fazer mais em termos de contratações e dispensas? Talvez em dispensas, mas em contratações não acho sensato, pois temos muitos jogadores que, de tão bons, nem bem ganharam chance no profissional e já recebem propostas do exterior.

Uma ótima dispensa, e sei que a opinião não é exclusivamente minha, seria a do Luxemburgo. A multa pode ser alta e todo esse blá, blá, blá, mas creio que o prejuízo será maior se não ganharmos nada nesse ano. Só que a dispensa deveria ter sido feita logo depois do jogo contra o SPFC para dar tempo para um novo técnico preparar o time no intervalo da Copa das Confederações para brigarmos por algo.

Mas e agora? Bem, agora o que nos resta é esperar que Luxa e seus comandados façam as línguas de seus críticos queimarem. Acreditem: o que mais quero como torcedor é que Luxa queime minha língua e no fim do ano, com títulos ganhos, dê uma entrevista de desabafo onde fala para todos: “eu falei que eu era bom!” e que Koff também desabafe: “eu falei que o cara é o cara!”. Isso é o que eu mais queria, mas não creio que vá acontecer.

E para Luxa sair do time eu, sinceramente, não sei o que mais precisa acontecer, mas sei que alguns técnicos são de agrado da torcida para substituí-lo. Abaixo, alguns nomes acompanhados da minha modesta opinião a respeito:

- Renato: é ídolo, mas seu trabalho se repete sem evolução em todos os times por onde passa: começa bem, ganha um ou outro estadual e nada mais. Em seguida perde o foco.

- Muricy: na minha opinião, um Luxemburgo 2.0. Ganhou muitos brasileirões, mas só com times caríssimos como o Grêmio jamais poderia oferecer. E depois, metade do atual time do Grêmio foi dispensado, pelo próprio, do Santos quando lá treinava.

- Mano Menezes: Já era, foi pro Flamengo. E mesmo que não fosse o caso, não acho que ele continua tendo a gana que a torcida deseja.

- Joel Santana: mais um carioca que só ganha estaduais, quando ganha. Isso não interessa à torcida do Grêmio.

- Roger Machado: outro ídolo, mas sem experiência seria uma aposta no escuro e a pergunta é: poderíamos esperar títulos?

- Marquinhos Santos: este nome é por minha conta. É novo, tem gana e está aí com o Coritiba liderando o campeonato para não me deixar mentir além de receber elogios de técnicos mais experientes.

- Lisca: muitos acham loucura, mas também vem muito bem no Juventude. Tem a gana que a torcida gremista exige.

- Valdir Espinosa: deixei o melhor para o fim. Ídolo, parceiro de Koff em 83, ótimo técnico e surge recentemente com gana para voltar ao trabalho esbanjando conhecimento futebolístico em seus recentes vídeos no YouTube. Confiram o melhor, onde ele compara o Grêmio de 83 com o atual campeão da Champions League, o Bayern:

http://youtu.be/iHnXdOOU7eo

E daí? o que vocês acham?


Saudações tricolores.

Fábio Guolo.