31 de jul. de 2013

Nada mais que a obrigação



Foi uma grande vitória sobre o Fluminense no último Domingo. De fato foi. Contra o atual campeão, sim, entretanto também contra um time em crise. O que se confirmou nos dias seguintes com a demissão do Abelão. Por isso e por jogarmos em casa digo que o Grêmio não fez nada além da obrigação.

Contra o Corinthians, hoje, a história se repete. Qual historia? Vejamos:

3ª rodada: contra um Santos em frangalhos que acabara de perder o maior craque, o técnico e com diversas crises internas, tínhamos a obrigação de ganhar, mas empatamos. 

5ª rodada: enfrentamos em casa um São Paulo moribundo com técnico e vários jogadores contestados. Mais uma vez era obrigação ganhar. Novamente, empatamos. 

8ª rodada: Criciúma, time que acaba de ser promovido da série B e que não vem bem no campeonato. Tínhamos a obrigação de ganhar, ainda mais por já estarmos curados da “Luxemburguite aguda” da qual sofríamos. Só que perdemos. 

O Corinthians não é exatamente um time fraco e em crise. Além disso o jogo é na casa deles. Mas é um time que não ganha há 3 jogos, tem o pior ataque do campeonato e só ganhou um único jogo em seus domínios. Apesar de ter ganho tudo nos anos passado e anterior sofre uma natural decadência de produção. 

Pois bem, nossa crise já passou. O Grêmio, ao contrário de muitos times desse campeonato, tem tudo para emplacar uma linha ascendente, mas para isso tem o dever de se aproveitar sem dó nem piedade de qualquer crise, meia crise, esboço de crise ou tendência de decadência que qualquer adversário tenha para, depois, poder se dar ao luxo de empatar com os times mais bem colocados. Por isso temos a obrigação solene de ganhar do Corinthians hoje, mesmo jogando na casa deles. E não só pelos 3 pontos. 

É hora de engatar a quinta marcha e fazer o “algo a mais” que leva um time ao título. Sem desculpas, sem rodeios, sem devaneios. A hora é agora, pois Domingo próximo enfrentaremos nosso maior rival. O primeiro Gre-Nal da Arena diante de um Inter que será adversário direto pelo título. E num clássico desses só Deus sabe o resultado. 

Uma vitória hoje nos dará moral para chegar ao clássico com a gana necessária para partirmos para cima dos colorados e impor o respeito que queremos dentro da nossa casa e, mais do que isso, mirar na rodada seguinte em que enfrentaremos nada menos que o embalado Coritiba. Mais um adversário direto na luta pelo título.

Saudações tricolores.
.
.