16 de set. de 2013

A sorte nos abandonou?



Fazendo um retrospecto do que já passamos no brasileirão talvez consigamos vislumbrar o que há por vir na segunda perna do campeonato. Talvez consigamos entender os entremeios da sorte que tivemos em alguns jogos e o que é necessário para que ela não nos abandone.

Até a 12ª rodada o Grêmio vinha capengando, oscilando em vitórias magras, empates e, derrotas para times mais fracos que passavam por momentos piores que o nosso, salvo exceções. Normal se considerarmos que Renato mal começara um trabalho de reestruturação do vestiário.

Na 13ª rodada a vitória diante do Bahia fora decretou o início da reação emplacando uma sequência de vitórias que só acabaria diante do Goiás fora de casa. E é aqui que devemos ligar o alerta: em muitos jogos ganhamos na sorte, mas nessa partida encaramos um adversário em ascensão, bem preparado e jogando em seus domínios; detalhes que sobrepujaram qualquer sorte que pudéssemos ter. Sem contar que, tirando o próprio Goiás e o 3 x 1 aplicados no Cruzeiro, na Arena, da 13ª rodada até a 20ª, só enfrentamos times que brigam para não cair.

Assim é natural que tenhamos perdido para o Atlético-MG ontem, o campeão da América, um time melhor organizado, com grupo mais coeso. Em resumo: um time melhor que o Grêmio. Só ganharíamos se tivéssemos contado com mais uma boa dose de sorte além de mais treinamento nos passes e finalizações. A sorte, que é loteria, não veio e o treino, que é trabalho, faltou, pois todas as nossas finalizações foram em cima do Victor ou pra fora.

E agora? O que podemos esperar para as próxima rodadas? Vejamos:

Santos em casa 4ª feira:
Perdemos a chande de somar 3 pontos contra eles no começo da competição, quando capengavam. Já acordaram e perderam para o vice-líder ontem porque também não estão em ponto de bala, mas podem nos surpreender em casa se esperarmos que apenas a sorte nos salve.

Vitória fora:
Outro no hall dos que vão brigar para não cair e que devíamos esmagar. No meio da tabela, jogarão em casa, ou seja, também podem surpreender.

São Paulo fora:
Mesmo caso do Santos: até 2 rodadas atrás qualquer coisa diferente de vitória seria inadmissível. Agora o Muricy voltou e eles acumulam 2 vitórias. Sem contar que costumam fazer boas campanhas de 2º turno.

Atlético-PR em casa:
Outro time que voa. Não será surpresa nenhuma se perdermos pra eles em plena Arena.

Botafogo fora:
O Vice-líder do campeonato. Ganhamos em casa no começo quando eram líderes, mas e agora?

Criciúma em casa:
Teoricamente o jogo mais fácil de ser ganho daqui até a 31ª rodada. Teoricamente.

Fluminense fora:
Sinceramente, com o Luxemburgo lá creio que temos boas chances de dar um sacode neles. Questão de estudar o jogo e dar o sangue para ganhar. Do contrário esqueçam.

Corinthians em casa:
É possível, para nossa sorte, que o Timão esteja em decadência. Enfrentá-los-emos fora, antes deste jogo e também depois, em casa, pela Copa do Brasil. A se confirmar a possível decadência será hora de nos aproveitarmos da situação e agarrar com unhas e dentes a chance do penta na Copa do Brasil.

Gre-Nal fora:
Clássico é clássico e quase sempre é resolvido na sorte. O coirmão tem um timaço no papel que dá sinais de ascensão. Todo cuidado é pouco.

Coxa fora:
O Coritiba nos venceu na Arena, mas naquela época, ao contrário de hoje, eles estavam em alta. Até é possível uma vitória lá, mas ainda é uma incógnita.

Depois disso começa, teoricamente, a parte mais fácil da segunda perna para nós. A parte em que enfrentaremos maioria de times que brigam para não cair. Por isso eu digo que cabe ao Grêmio e ao Renato decidirem o que querem para essa competição. Contar só com a sorte, como tem sido, não vai dar. Não vai nos dar título e nem mesmo garantir uma vaga no G4.

O que será o campeonato, para o Grêmio, vai se decidir até a 31ª rodada, pois o que vem depois é a obrigação de ganhar em todos os jogos. É hora de dar o sangue, treinar mais e fazer o algo a mais. Houve grande evolução desde que o Renato chegou, mas essa evolução não pode parar e é esse começo de 2º turno que vai nos dizer se a ascensão continuará ou estagnará.

O que vocês acham, irmãos imortais?

Saudações tricolores.

Fábio Guolo
.

.